terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Planisfério Celeste Dupla Face Hemisfério Sul


A astronomia fascina civilizações humanas há tempos. Contemplar o firmamento sempre foi um costume do homem, sobretudo ao buscar entender o porquê de diversos fenômenos naturais. Assim elevou simples ato contemplativo ao status de ciência. 

Atualmente, além de respeitada como ciência, a astronomia também é praticada como um hobby. E não são poucos seus adeptos, os chamados astrônomos amadores. Todavia distinguir objetos do céu noturno não é tarefa fácil; para iniciantes, então, torna-se ainda mais complicada, porque, muitas vezes, lhes falta experiência. Nesse quesito, o uso de um planisfério celeste se faz necessário.
O que é um planisfério celeste?
É uma projeção planificada da abóbada celeste: um mapa do céu noturno. Permite, pois, prever, por meio do ajuste de datas e horas contidas nas bordas do mapa e de uma máscara parecida com um calendário/relógio, quais objetos celestes poderão ser visualizados na noite escolhida para a observação conforme a latitude do observador. É um guia do céu estrelado ideal para aprender a reconhecer estrelas e constelações. Ou ainda, um simulador astronômico, similar a um programa de computador - como o Stellarium, por exemplo - a diferença é ser confeccionado em papel.



Sobre este planisfério
Há diverso tipos de planisférios. Modelos mais simples, usualmente utilizados para grandes latitudes, possuem apenas uma face: um mapa e uma máscara. São chamados de tradicionais.
Outros porém, como o desta página (observar imagens abaixo), possuem duas faces: dois mapas e duas máscaras, dividido em mapas Norte e Sul.
Este tipo de planisfério é mais indicado para latitude pequena ou média, regiões próximas ao equador celeste, e contemplam países como o Brasil. Sua arquitetura propicia menor distorções quando comparado aos de face única. Contudo possui o incômodo de dividir a carta celeste ao meio, separando o mapa Norte e o Sul pelo equador celeste.




A latitude
O Brasil contém várias latitudes. O país está inserido no Hemisfério Norte e, ao mesmo tempo, no Hemisfério Sul. Isso ocorre devido a linha do equador interceptar o território na região Norte do país. Por isso, possui extensão de latitudes que vai, aproximadamente, desde 3°N (Amapá) até 30°S (Rio Grande do Sul). As latitudes disponíveis para este planisfério correspondem às latitudes médias de 10°S e 20°S.


Sobre este planisfério - o Início



A ideia de construção do planisfério celeste de dupla face para latitudes do Brasil surgiu em 2011, devido à escassez de instrumentos auxiliares para observação do céu noturno a olho nu que a comunidade astronômica brasileira possuía. Desde aquele ano até os dias atuais, pouca coisa mudou. 

De fato, há certos planisférios celestes disponíveis na web e com boas características para o aprendizado do público em geral. Porém lhes falta maior aprimoramento de design e funcionamento. Por isso o projeto desta página tem um objetivo simples: prestar um serviço ao astrônomo amador brasileiro que deseja praticar o hobby com material auxiliar de excelente qualidade, anos-luz à frente de seus concorrentes. Veja ao lado a descrição completa deste material.



Características:


-Apresenta uma carta celeste com dois mapas: Norte e Sul Celestes divididos ao meio pelo Equador Celeste;

-Duas máscaras com os horizontes Norte e Sul Celestes conforme a latitude que se esteja localizado o observador na terra;

-Latitudes de 10°S e 20°S. Tais latitudes abrangem desde a região Nordeste até a região Sudeste;

-Quatro pontos cardeais;

-88 constelações segundo a classificação internacional;

-Segue a nomenclatura em latim para as constelações, estrelas e objetos celestes;

-O nome das principais estrelas, ou seja, as mais brilhantes a olho nu;

-O desenho das constelações segue as figuras tradicionais que as representam;

-Estrelas até a 5ª magnitude;
-Contém a representação da Via-Láctea;
-Objetos do céu profundo mais facilmente reconhecidos: galáxias, nebulosas e aglomerados estelares  - a maioria evidencia os objetos do catálogo Messier;
-Permite o ajuste de longitude em três fuso-horários: 30°w, 45°w e 60°w;
-Equador celeste e linha eclíptica;
-Apresenta as linhas de coordenadas astronômicas: declinação e ascensão reta (Latitude e longitude);
-Escala de horas que vai das 06hs até as 18hs, com 5 min de intervalo( 1,25° de longitude).


Veja este vídeo instrutivo ensinado a montá-lo.




Contato


Caso esteja interessado em adquirir o planisfério desta página, visite o SITE;

Ou então, envie um e-mail para este endereço: leufreires@hotmail.com; 

Ou ainda pelo facebook no perfil Leeu Schulz.



Atlas Celeste


Baixe este Atlas Celeste gratuitamente.



Um comentário:

  1. Ótima postagem, bem instrucional, porém, não há a mascara do planisferio para baixar... onde eu posso adquiri-la?

    ResponderExcluir